Mais uma viagem pra cumprir com a carga horária de guiamento, dessa vez fomos para a primeira cidade da Venezuela, Santa Helena de Uairén no dia 24/11/2010... Essa cidade é bem popular aqui entre os Boavistenses pois fica há apenas 231 KM a partir de Boa Vista. Então muita gente vai comprar eletrônicos, eletrodomésticos e outras cositas por lá que sai bem mais barato que comprar aqui pois são 4 Bolívares por 1 Real. Sem contar a gasolina que custa apenas alguns centavos, então na "viagem" muitos acabam aproveitando para encher os tanques. O que na verdade também é um problema, pois algumas pessoas acabam trazendo um "pouquinho" a mais de forma ilegal pra vender por aqui... isso misturado com o excesso de velocidade acaba se tornando uma combinação explosiva, literalmente falando pois já aconteceram vários casos de capotamento e explosão. Uma pena...
A cidade de Santa Helena faz divisa com o município de Pacaraima no lado Brasileiro e já na divisa é possível notar a mistura das culturas, na língua, moeda, música e gastronomia. Para mim a cidade dos hermanos continua igual... movimentada com os seus carros grandes (jipes), barulhenta e suja. Mas dessa vez eu vi a cidade um pouco diferente e de certa forma senti uma nostalgia logo ao cruzar a fronteira, quando as rádios já são todas em espanhol... ouvi algumas das canções favoritas das minhas roommates Paula da Guatemala e Ella da Nicarágua. Durante 1 ano e 2 meses a cultura latina esteve super presente na minha vida e eu aprendi a gostar muito, então daí que surgiu a tal nostalgia.
Então eu aproveitei o dia pra praticar meu espanhol/portonhol... Encontrei um senhor na rua muito interessante, ele é um apaixonado pelo Brasil e sabe várias datas importantes para o nosso Brasil de cabeça, um verdadeiro contador de História e também um verdadeiro exemplo para nós Brasileiros que as vezes sabemos tão pouco do nosso próprio país.
Também aproveitei pra comer comer as comidas latinas... hum... e tomar as bebidas mais famosas da Venezuela, Frescolita e maltin sem álcool.
Na minha loucura de monografia, acabei esquecendo de colocar as pilhas pra carregar e por isso não levei a câmera, então hoje não vai ter foto.
PS: Não precisa ter passaporte pra entrar em Santa Helena, mas é sempre bom levar algum documento de identidade e o cartão de vacina contra a febre amarela a não ser que você ADORE tomar vacina... rsrs
Nenhum comentário:
Postar um comentário