Agora que já estou em casa sã e salva posso falar deste assunto que assustou e ainda assusta muitas pessoas no mundo inteiro. Mas antes de tudo eu preciso saber qual é a graça que uma pessoa vê em assustar outras pessoas com esse assunto???
Antes de ir fazer o intercâmbio já haviam vítmas da gripe suína em muitos lugares do mundo. Inlusive esse foi um dos tópicos de discussão na nossa comunidade, pois muita gente estava com medo (incluindo eu) e claro os pais dos bolsistas também estavam assustados a respeito disso tudo. Mas eu pensei: Do jeito que as coisas estavam não fazia muita diferença ficar RR e abrir mão da bolsa ou viajar para os EUA para estudar. Pois hoje em dia com a facilidade que temos para nos deslocar de um lugar para o outro é praticamente impossível impedir que doenças como esta se espalhem mundo a fora. Seguindo essa linha de raciocínio, seria inevitável que isso não chegasse por aqui e de fato chegou, mas graças a Deus não tivemos muitos casos. Então resolvi viajar e correr o "mesmo" risco que correria ficando em casa.
Na época a única coisa que se podia fazer era desejar boa sorte a todos e assim foi.
Quatro meses depois da minha chegada aos EUA (outubro de 2009), minha roommate (colega de apartamento) não estava se sentindo muito bem e resolveu ir ao médico. E quando chegou em casa me disse que estava com gripe suína. Eu pensei: Ferrou tudo, se ela esta doente, eu também estou pois vivemos no mesmo lugar e consequentemente muitas pessoas que conviviam conosco também estavam (colegas do programa, da faculdade e até mesmo vizinhos).
Daí conversei com ela para que procurasse tratamento e se isolasse de outras pessoas, mas ao contrário disso ela continuou sua vida normalmente. E disse que não ia se isolar coisa nenhuma já que o destino de todos os seres é a morte (pode?)
Eu passei alguns dias com isso na cabeça super nervosa, mas na época nem contei nada para minha família, pois caso estivesse mesmo doente não havia nada que eles pudessem fazer por mim, só iria deixa-los preocupados e eu também não queria voltar pra casa pra deixar alguém doente. Então apenas fui ao médico e descobri que eu estava doente sim, mas não era gripe suína, era apenas gripe e infecção urinária. Comentei com o médico a minha desconfiança e disse pra ele da minha então roommate havia me dito que estava com gripe suína. Então, ele procurou a ficha e disse que ela não estava com gripe suína, ela também tinha apenas gripe. Daí eu pensei: Ah! $%^#^%^&^%#$#*
Mas acabei nem discutindo nem nada, deixa pra lá essa inconsequente.
Depois de mais alguns meses morando com a peça rara descobri que ela ia ao médico por qualquer coisinha e ela só estava querendo me assustar.
No mês de fevereiro a faculdade onde eu estudava (Daytona State College) ofereceu vacinas gratuitas contra a gripe suína para os estudantes e à comunidade. Eu tomei a minha dose e fiz meu cartão só por via das dúvidas.
Será que eu merecia mesmo uma colega de apartamento tão responsável e consciente de tudo como esta?