sábado, 24 de julho de 2010

Roommates, uma relação de amor e ódio

Todos que leem o blog de verdade já devem saber que aqui no programas todos têm roommates (colega de quarto ou apartamento). Eu já escrevi um pouco sobre essa coisa de morar com pessoas "estranhas" em posts anteriores, mas hoje vou falar um pouco mais dessa relação de amor e ódio entre os roommates.
Durante o programa pré acadêmico eu tive uma roommate da Guatemala, fiquei muito amiga dela, nos demos SUPER bem. Temos muitas coisas em comum e tive a felicidade de reencontrá-la em Nova York em dezembro e matar a saudade da minha sister. No final do pré acadêmico ela foi fazer faculdade no Hawaii e eu fiquei por aqui para fazer a faculdade e tive como roommate uma guria da Nicarágua que também fez o pré acadêmico em Daytona.
Eu também me dei bem com essa roommate da Nicarágua, mas é claro que no início as coisas eram BEM mais fáceis, pois ela era MUITO mais participativa e nós estávamos naquela fase de adaptação, então é claro que queriamos fazer o possível pra viver um ano tranquilo sem muitos problemas. Faziamos TUDO (compras do mês, serviços de casa, cozinhávamos, faziamos compras, iamos para as festas e etc) juntas e até hoje somos as únicas que não tivemos que tornar as nossas desavenças públicas aos nossos coordenadores, pois resolvemos tudo com MUITA tolerância e conversa.
Depois de apenas 3 meses ela relaxou totalmente pois estava SEMPRE MUITO ocupada jogando os jogos do facebook e assistindo novelas mexicas (meu espanhol melhorou MUITO graças a isso, Paola Bracho... rsrs). E com o Vitor ao meu lado que é pelo menos umas 5X mais calmo e paciente que eu, eu aguentei ela esse tempo todo, ouvido o repertório dela diariamente:
-Tengo hambre (tô com fome)
-Que pereza (que preguiça)
-Me duele... (me dói...)
Confesso que já faz um BOM tempo que eu estou por aqui com ela e que não achei nem um pouco ruim ter uma semana de folga dela enquanto ela viajava na semana passada. Mas como o meu pai disso, isso é uma coisa passageira e provavelmente no futuro vou sentir "saudade" do repertório dela e das novelas mexicanas. Apesar das dificuldades tivemos bons momentos por aqui... Por isso estou fumando o cachimbo da paz, assim como meu pai e minha mãe sempre me aconselharam a fazer. Afinal de contas o que é mais uma semana pra quem aguentou um ano inteiro??? É melhor que digamos até logo ao fim desse programa sem estarmos de cara feia uma pra outra.
Seguem depoimentos de alguns Fulbrothers sobre seus roommates na nossa comunidade no orkut:

Jacy (roommate da Gana)
Minha roommate é uma figura... Ela é realmente uma figura, a Vanessa ta de prova..hoje ela colocou fogo na cozinha...um colega (Vitor) falou que por essas e outras só usa o microondas, mas com ela não dá...pq pense numas comidas estranha...uma vez eu gravei tanto a comida dela como a forma que ela se alimentava, uma gororoba que puxava com a mão (sem talher) e comia...muito louco,...fora q tem dia q ela tá as mil maravilhas ...outros dias ela tá tão estressada q parece q vai me atropelar se eu abrir a minha boca....é osso.......essa vida de roomate kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A vida dela é resumida aos livros e ao computador dela..então até nas horas livres ela usa o computador pra se distrair...costuma assistir uns filmes e uns programas de comedia no youtube,, ela particpipa de todos, igual aos torcedores brasileiros...conversa com os personagens....sorri muuuuuuuuuuuuuuiiito alto e fika indignada com o q acontece nos filmes so falta quebrar o notebook hahahaha eu fico só rindo as escondidas....
Xori (roommate do Brasil/Rodrigo)
Meu roommate... Rodrigo :)
Bom, eu moro com um Brasileiro, o Rodrigo(RS) que a maioria conhece.
Rodrigo é um cara tranquilo, garotinho juvenil criado a leite com pêra. Quando chegou aqui nunca tinha fritado um ovo na vida... Hoje consegue fritar seus ovinhos e sua salsisha sem fazer o alarme de incêndio tocar. Um grande avanço não? :)
Também aprendeu a lavar louça e já não usa somente a lava-louça.
Outro avanço foi que essa semana ele acordou sozinho! Sem eu ter que acordá-lo para ir pra aula hauhauhua
O rapaz está mudando e é o orgulho do pai (eu!) hahaha
Cara maneiro, divertido, descontraido, alegre, sensível, enfim, tudo que compõe um belo Pelotense!
Ah! Ele também da um show na Batera no Guitar Hero! hahahaha
Rodrigo (roommate do Brasil/Xori)
Bom, como todos agora sabem eu vivo com o André. Viver com o André é muito trânquilo, ele passa boa parte do tempo no computador fazendo as coisas de faculdade e dinheiro (sim, DINHEIRO) hahaha. Por ele ser mais velho que eu (ele tem 25 e eu 20) ele está me ensinando todos os conhecimentos Jedi que preciso para viver sozinho e longe da minha família (até porque ele ja morou fora duas vezes). Ja me ensinou como fritar um ovo sem tocar o alarme de incêncio, toda vez que to cozinhando pergunto pra ele se ta pronto e por ai vai. Ele sonha com o dia que eu vou passar uma semana acordando cedo eahuaehuaheu
A gente tem um relacionamento muito feliz e bonito aqui na terra do milho. Ele é cara legal, muito engraçado, prestativo, fanático pelo Vasco (coitado), bêbado e meu motorista particular :)
Karlena (roommate Americana)
asopaskaopksoaksas
cara, vcs podem até perguntar pro diego, minha roommate é louca de pedra! :P
cara, ela eh mto doida... tipo, ela sai mostrando a bunda dela pela janela pros egipicos, fica pegando no "pacote" de uns pakistanes que tem aki, bebe que nem o cão, qndo me ve a 500 kilometros de distância grita meu nome... ela adora atentar os egipicos... ela tem uma chave universal dos banheiros dos apartamentos, entao um deles tava tomando banho e então ela abriu a porta e se enfio no banheiro com o egipcio.. kkkkkkk
ele me contando q ficou aterrorizado com ela no banheiro com ele qrendo tirar a virgindade dele! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ontem, ela tava experimentando a fantasia de halloween dela, uma fadinha bitch e saiu mostrando p todo mundo! :p
mas tirando isso, ela eh uma boa pessoa, me da comida, me leva pra farra, e me ajuda com o inglês...
ah, mas tbm ela eh uma porkinha, viu, não limpa nada... eu tô qse mudando de ap!
Karlena (agora sobre outra roommate)
ow gnt, eu tenho q contar isso, q merda...
eu to com karma p roommate q corta pro outro lado, se é q vcs me entendem :x
primeiro uma menina da costa rica, mas ela eh de boa (quando tá sobria) :x
e agora uma outra guria q eu ainda nao falei com ela, mas ja ouvi coisas bizarras...
ontem uma menina meio "buntch" entrou no ap e foi pro quarto dela, e eu voltei pro meu quarto. Só que meu quarto é ao lado do dela, entao de repente, a musica de lá aumenta e 10 min depois eu comeco a ouvir gemidos (mesmo com a musica alta)... e eu fiquei: =O
Breno (roommates do Egito)
Meus roomantes sao tranquilos.
3 egipicios, cada um mais normal que o outro.
Eu agradeço a eles por não usar alarme pois todo santo dia O ALARME DO INCÊNDIO TOCA NO MINIMO 2 VEZES ME ACORDANDO.
Eu agradeço a eles por serem mais religiosos. Minha mãe sempre sonhou que eu fosse pra igreja todo os dias. Um dos meus roomates eh CRISTÃO FERVOROSO. Todo santo dia ele traz todos os católiticos ( do programa e de fora ) pra fazer da sala uma missa. Ficam rezando em arabe, coisa de doido.
Agradeço a eles pelas dicas de higiene e comida. Meu roommate, quando cheguei no ap, costumava lavar as CUECAS E MEIAS na pia da cozinha, acho que vem dai aquele sabor especial da culinária exótica das areias.
Agradeço pela economia. O ar que respiro aqui eh FREE, Mas o tanto que gasto por mês de bom ar dava pra visitar vcs tudinho.
Eh isso ae gente, cada um no seu quadrado aeheaheaheahe
E viva a experiência internacional aheheahea
Leonardo (roommate do Egito)
Ai, ai
Nossa inveja boa desses rapazes e moças que construiram e constroem uma relação bonita com seus roommates. Eu não tive a mesma sorte. Meu roommate sequer fala comigo. Do Egito ele. No começo tudo de boa, nossa relação era maravilhosa, e ele me ensinou a cozinhar macarrão, porque eu nao sabia cozinhar nada antes de vir pra ca! Fiz progressos, Jaciara e Vanessa que o digam! Hoje já sei fazer além do macarrão, frango, sopas, carnes, pures, e uma sorte de coisas que tento e incrivelmente dão certo! Nessas horas que orgulho do nosso jeitinho brasileiro! Enfim, eu fiz muitos amigos aqui, especialmente americanos! E lógico, amigos visitam com frequência... ai meu roommate comecou a reclamar de os meninos virem aqui, e de boa cara, eu nunca fiz baderna, ou nada que excedesse o limite do tolerável. Reconheço que algumas vezes talvez eu tenha tomado demais o espaço pra mim, mas penso que viver também eh tolerar. Nunca reclamei dos pentelhos que ele deixa na pia por exemplo, nunca reclamei de limpar a casa praticamente só. Ele foi fofocar pro nosso advisor, e agora eu tenho um ridículo schedule para receber pessoas aqui. E ele foi o primeiro a quebrar o schedule, diga-se! Reclamava que não tinha um ambiente tranquilo pra estudar! Agora ele tem e continua sendo um completo ausente! Porra, recebo os meus amigos no meu quarto, porque ele tem que se importar? Segunda brigamos de novo! Ele teve a audácia de bater na minha porta meia noite e meia pra me perguntar porque eu não o avisei que meu amigo iria passar a noite comigo. Detalhe: ele só soube que o cara veio, porque estava do lado de fora... Veio me mostrar o schedule e eu disse: fuck this schedule! Ainda por cima eh todo falso moralista! Fiz uma placa no outro dia e colei na porta do meu quarto:
WARNING: ARE YOU MY FRIEND? IS THE ANSWER "NO"? SO YOU GET THE HELL AWAY FROM MY DOOR! JUST MY FRIENDS CAN KNOCK IT! Enfim, vi ele fotografando a plaquinha, deve mostrar ao nosso advisor esses dias... mas quem disse que eu ligo???
É, talvez eu não tenha tido tanto azar assim com a minha roommate... rsrs

15 comentários:

  1. vanny, nao deu tempo de ler todos os depoimentos porque a minha mae ta aqui me apressando pra sair, mas quando euvoltar eu dou meu depoimento sobre minha roommate colombiana. hehe, brincadeira =)
    realmente viver com outra pessoa que tem alem de cultura e idioma, mas também os habitos de casa bem diferentes do seu e complicado. mas tambem e muito gostoso quando voce aprende e ve que da pra dar tudo certo.
    será q um dia nossos planos de sermos roommate em alguma cidade pelo mundo afora vao dar certo?
    beijao

    ResponderExcluir
  2. Julie, ficarei aguardando teu depoimento sobre tua roommate da Colômbia então. =)
    Eu imaginei que vc ia mesmo entender tudo o que eu quis expressar nesse post. E eu espero que o nosso plano se concretize sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. iusaiuhsa. Boa história. Eu que não queria uma roommate dessa.. hasiuhas

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, que doido viu ? Olha olha sou prova viva de que viver com roomates de outro pais pode ser uma experiencia bem louca, so deus sabe o que passei pra me adaptar, e meus roomates tb...

    ta muito bom o artigo, um xeiro pra tu vanessao,


    Breno

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o Post Vanessa! Realmente é complicado quando se vive com uma pessoa com cultura bem diferente da sua. É um exercício a paciência e ao auto conhecimento ahahuahu
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o post. Algumas pessoa tem sorte, outras nem tanto. Mas no final acho que toda experiência é válida :)

    ResponderExcluir
  7. Iuri, quem quer???

    Breno, vc sabe muito bem mesmo disso... rsrs

    André, se é viu... Haja paciência. Mas por mais que eu faça meus exercícios de paciência sempre vai ter uma hora que a minha santa paciência vai acabar... rsrs

    Rodrigo, com certeza TODA experiência é válida, tendo sorte ou não... hahahha

    Obrigadas pelos comentários meninos, um abraço a todos :)

    ResponderExcluir
  8. Esse post me impressionou porque eu achei que a relacao de voces era diferente, mas que bom que vc tinha alguem para te acalmar, realmente viver com alguem ja e dificil, de culturas diferentes entao nem se fala, no pre academico eu ja dei azar e troquei de roomate, agora estou com um bom mas vamos ver como vai ser quando mudarmos!

    ResponderExcluir
  9. Nuss... Como diz meu avô: é cada bixo que dá na goiaba!
    Minha roomate da Costa Rica é uma fofa e muito boa pra conviver, já a criatura do Paquistão foi tratada feito criança desde que nasceu e agora ta apanhando pra crescer! Acha tudo uma dificuldade mas ao menos num é uma má pessoa.
    Adorei a idéia dos depoimentos, pois podemos ver que sempre tem alguém pior que a gente, né! rsrsr

    ResponderExcluir
  10. Fernando, como eu disse, nós duas fomos as únicas a não tornar pública as nossas picuinhas por aqui... kkk Mas agora todo mundo (do Brasil) já sabe com essa publicação nada discreta... rsrs

    Gabi, sim é cada bicho que da na goiaba... rsrs E, os depoimentos de certa forma me fizeram ver que a coisa aqui não é tão ruim... kkk
    Mas também resolvi colocar para que os meus leitores vissem que eu não sou a única não totalmente feliz e também para mostrar casos que dão certo.

    =)

    ResponderExcluir
  11. Eweline Monteiro disse:
    é inevitável que haja uma certa antipatia com as pessoas até porque somos muitooo diferentes uns dos outros..srsr mas percebo que vc é mais tolerável que os outros...acho que brasileiro em geral tenta ser mais amigável..srsrsr Agora conseguir confiar numa pessoa desconhecida é mais do que um ensinamento para a vida.....bjus vannyyyy

    Eweline Monteiro

    ResponderExcluir
  12. É Vanessa, há males que vem pro bem,ao menos o seu espanhol melhorou com todas estas novelas.rsrsrs Muito bons os comentários.GOSTEI, Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Eweline, a gente tenta né... rsrs

    Mãe, meu espanhol melhorou muito mesmo... você vai ver quando eu voltar, vou desenrolar tudo na Venezuela. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Hi Vanessa. How are you doing??
    I heard that you went back to Brazil, and I am really sad for the people who are going to miss you.
    But I am also happy because now I will get to know more about your city through your blog. I am waiting here for your next post.

    ResponderExcluir
  15. Hey YBV, I´m SO happy to see you here again. And yes, I´m back home. It is really good to see your family, friends and dogs after 14 months. But in the other hand I´m sad because I don´t know when I will be able to see my international friends again.
    I don´t know if I will keep writing... Let´s see.
    Take care sweet.

    ResponderExcluir