sábado, 10 de julho de 2010

Indiana por um dia


Ontem (09 de julho de 2010), Jaciara e eu tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura indiana graças a nossa amiga Ferrah.
A princípio o plano era apenas aprender a colocar o Sari (roupa tradicional da Índia, que é constituído de uma longa peça de pano que envolve todo o corpo. São utilizados cerca de 6 metros de tecido todo trabalhado a mão). Mas como a Jaciara foi convidada para a abertura de um restaurante da cidade e tinha direito a 3 convidados (Ferrah, eu e Leonardo-mas o Leo não estava usando roupa de indiano), fomos para o restaurante usando o traje típico da Índia.
A produção foi SUPER longa... Nossa, que trabalho enrrolar todo esse pano no corpo de forma perfeita. Jaciara e eu fizemos um vídeo na casa dela de quase meia hora, sendo que no fim desse vídeo a nossa produção ainda estava longe de chegar ao fim.
Primeiro temos que colocar uma saia feita de um pano grosso e que deve ser amarrada bem forte na cintura, pois essa saia é que da a sustentação ao Sari.
Em cima é utilizado um top que deve ser bem justo ao corpo. Tem que ser um top, pois o Sari deixa em evidência uma pequena parte das costas e um pouco barriga (por isso a Ferrah disse que o sari é uma das roupas típicas mais sexy do mundo).
Depois da saia e top, é a hora de colocar o Sari, primeiro você dá várias voltas na altura da cintura e em seguida coloca por dentro da saia. Deve-se deixar um longo pedaço de pano sobrando pois é necessário fazer umas dobras para que fique com os detalhes na saia. A outra parte que sobra do tecido deve ser passada por cima do ombro esquerdo e preso no top com um alfinte. A útma parte do tecido (que é a parte mais trabalhada e com mais brilho) deve ficar solta nas costas ou deve ser segurada com o braço esquerdo, para mostrar todo o charme o Sari.
Aqui nos Estados Unidos as pessoas não ligam para o tipo de roupa que você usa, seja lá o que for vai ser sempre visto naturalmente. Coisa que não acontece ainda no Brasil, pois caso saíssemos assim pela rua, seríamos o centro das atenções.
No restaurante, o garçom que estava responsável pela nossa mesa acreditou que éramos todas indianas (tudo bem que ele acreditasse na Jacy, mas eu... com esse cabelo, olhos e pela clara, não tem nada a ver. Sem contar que o nosso sotaque não é de Indiano, pois todos eles tem o 'R' BEM carregado na pronúncia). Enfim, por essas e outras que muitos dizem que os americanos não têm noção geral da cultura mundial.
No fim do jantar eu já estava sentindo uma baita dor na cintura graças aquela saia SUPER apertada (mas creio que esse seja o segredo da cintura de violão das indianas, pois usar essa saia apertada a cintura com frequência deve de fato fazer efeito).
De acordo com a Ferrah, hoje em dia o Sari não é mais utilizado com tanta frequência, apenas em ocasiões especiais. Ela disse também que o Sari era muito utilizado na geração da avó dela e que ela mesmo só tinha utilizado um 5 vezes em toda sua vida (ela tem 21 anos). Pois, hoje em dia eles se vestem da maneira que nós estamos acostumados de ver (excluindo as roupas curtas e decotes) e isso vale principalmente para as indianas e indianos que moram nos Estados Unidos. Pois de uma forma ou de outra os que ainda moram na Índia acabam sendo mais tradicionais.
Ferrah se mudou para os Estados Unidos ainda quando criança, morava no estado de Nova York e se mudou para Daytona há pouco tempo.
* Foto tirada na faculdade, quando paramos pro Leo pegar dinheiro no caixa eletrônico.
Eu, Ferrah e Jaciara.

7 comentários:

  1. MBV, where are you??? Did I do something wrong??? Miss you...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei imaginando q facilidade lavar essa roupa,de preferencia manual!

    ResponderExcluir
  3. Pai, eu nem tinha parado pra pensarem como seria lavar essa pecinha de aproximadamente 6 metros.. Você hein, sempre pensando em tudo. Beijos pai. =)

    ResponderExcluir
  4. Fico imaginando a facilidade na noite de núpcias...

    ResponderExcluir
  5. iuahsihas, roupa tipica mais sexy? eles nunca viram roupa tipica de carioca, ou roupa tipica de parintins, nem roupa tipica do carnaval de salvador ne? hehehe

    ResponderExcluir
  6. Hahhahaha Julie, da um desconto ela é da Índia... e essas roupas de pouco pano ela não conhece bem. Na Índia todo esse pano é SUPER sexy... rsrs

    ResponderExcluir