Ter aulas de culinária, para ser chefe de cozinha... isso é uma coisa que eu definitivamente NUNCA tinha imaginado em fazer!!! Mas enfim, aqui estou para ter novas experiências e aprender coisas novas.
Com as aulas de culinária descobri que chefes estudam e estudam muito, as coisas não se resumem em apenas cozinhar e cozinhar.
Nas aulas de culinária tive muitas dificuldades como por exemplo: Eu não sabia os nomes de todas as panelas (eu não sei isso nem em português), também não sabia e ainda não sei o nome de todos os ingredientes utilizados, pois isso requer tempo e é realmente difícil para mim e os outros estudantes internacionais nos acostumarmos com tanto vocabulário novo... mas enfim, estamos aqui para aprender de tudo um pouco, gradativamente.
Mas a coisa mais difícil sem dúvidas é aprender as medidas que são utilizadas por aqui. Até hoje ainda não intendi que mania é esse que os Estados Unidos tem de qurer ser diferente. Pois afinal de contas só eles utilizam esse sistema de medidas: milhas, pounds, ounces, fluid once e etc, quando o mundo "todo"utiliza, kilometros, kilos, gramas... então, cada vez que eu tinha que cozinhar alguma receita eu recorria à "tabelinha"do livro.
A realidade dos pratos feitos pelos chefes não émuito interessante pra mim, pois além de se preocupar com o sabor, o segundo quisito mais importante é aparência e isso resulta em MUITO disperdício... MUITO disperdício mesmo, pois todos os cortes têm que ser perfeitos e tudo o que sobra vai para o lixo. E o pior de tudo é que quase todas as coisas que foram feitas durante as aulas afora para o lixo pois a quantidade era muito grande e apesar dos alimentos serem frescos não podiam ser distribuídos para pessoas que precisam, pois o professor falou que caso algum deles passasse mal, a culpa seria da faculdade. Mas eu me pergunto como alguém a qui poeria passar mal com comeda feita na hora, quando os americanos aqui comem tanta porcaria???
Eu tive a oportunidade de participar de uma aula prática, em Daytona State College é realizado um branch (almoço e cafe da manhã) uma vez por mês e esse brunch é aberto para a comunidade onde mais de 200 pessoas fazem a sua refeição. Esta é uma excelente oportunidade para os alunos de hotelaria e gastronomia colocarem em prática tudo o que vêem na sala de aula. E eu estava lá, trabalhando na cozinha com muitos outros alunos como eu e os mestres. Cada aluno fazia dois pratos, eu fiz uma macarronada vegetariana e um outro prato que não lembro o nome, por isso vou descreve-lo: a base é feita de pão torrado em formato arredondado, em cima colocamos ovos que devem ser cozidos da seguinte maneira: quebre os ovos, coloque-os em uma bacia gentilmente para que a clara não se separe da gema, em seguida coloque pra cozinhar em uma grande forma está temperada com sal e vinagre, mas os ovos não vão diretamente na forma e sim em uma grande peneira que está dentro desta forma, os ovos não podem ficar muito cozidos, a clara deve ficar consistente e a gema cozida e muito suave. Coloca-se o ovo em cima do pão torrado e em cima do ovo coloca-se mais dois molhos diferentes e no topo coloca-se uma pitada de salsinha.
O problema dessa segunda receita são os ovos, uma vez que a forma onde os ovos eram cozidos era muito grande, os ovos que estavam no centro da panela, exatamente onde se localiza a boca do fogão, já os ovos que estavam nas laterais, ficavam perfeitos. E adivinhem o que era feitos com esses ovos que não eram utilizados pois tinham ficado super cozidos??? Nada, ia TUDO para o lixo. E assim, mais de 4 cartelas de ovos foram parar no lixo. Da mesma forma, aconteceram com muitos outros pratos e no final das contas tinhasmos 3 grandes baldes de lixo com comida que foi disperdiçada simplismente pq não tinha uma aparência perfeita.
Enfim, essa vida de chefe não é pra mim, definitivamente não é uma coisa que me atrai, mas de fato foi muito bom saber como as coisas funcionam nos bastidores dos super restaurantes.
Talvez eu use minha roupa de chefe, minhas facas alemãs que custaram quase R$450,00 mais uma vez quando eu voltar pra Roraima, pra cozinhar para minha família em alguma ocasião especial...
5 comentários:
Olá Vanessa! gostei muito de seu trabalho, não sei direito oq ue vc faz da vida ou estuda, mas vc tenta fazer as coisas certas. bjs da Zach Info.
Visita meu blog tbm! http://zachinfo-solucoeseminformatica.blogspot.com/
Amiga poxa eu li todos os post's bem legal mesmo, todo sucesso do mundo para vc ;D
o legal é as curiosidades que vc comenta. foi interesante saber q o povo dança igual mesmo nas festas hihihi
facas alemãs de 450? que absurdo!!!
hehe
mas aprende mt coisa aí pra qnd a gente se ver rolar algo alem de macarronada de calabresa, hehehe
beijao!
ah, tbm me atualizei nos seus posts, que sao gigantescos! hehe... mas compensam, pq vc qse nao escreve.
ve se atualiza mais, vanny!!!
beijao :*
hehehe... seguindo uns blog aew... gostei do post!
beijoo
Postar um comentário