domingo, 30 de janeiro de 2011

Manga


Hoje meu pai, minha mãe e eu fomos distribuir pacotes de manga em um bairro novo de Boa Vista que surgiu de uma invasão.
Manga, pode não ter tanta graça ou as vezes nem ser tão saborosa para aquelas pessoas que tem 8 mangueiras em casa e tropeçam entre as mangas que caem... mas para quem não tem nenhuma mangueira e está com fome, um pacote de manga é sinônimo de festa.
As crianças gritavam com alegria:
-MANGA, MANGA!!!
Espero que de todas as sementes, ao menos uma muda nasça, nem que seja ao acaso com a ajuda da poderosa mãe natureza.
* Na foto: Uma das mangueiras da minha casa.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Adoção

Voltando das férias tive uma grande surpresa em casa....
A Luci minha vira-lata linda adotou a mais nova integrante da família, a Preciosa (uma cachorrinha branca e peluda, mistura de poodle e coffap que minha mãe ganhou). A adoção no mundo animal não é nenhuma novidade, pois já existem muitos casos em que os animais mais velhos cuidam e protegem os mais novos, as vezes esses animais nem são da mesma raça.
Essa também não é a primeira vez que a Luci adota um filhotinho, o primeiro foi o Baco (um pinscher preto), que foi comprado para ela não se sentir triste depois perder seus filhotes após o parto. Até hoje ela cuida dele e o protege... e tudo indica que assim será com a Preciosa.
Mas eu fiquei surpresa por ver a pequena mamando na Luci, fiquei curiosa com aquilo e fui ver se tinha leite mesmo ou não, e pasmem espirrou leite das quatro últimas tetas da Luci. Sim, ela produziu leite do nada, pois o Baco foi o último filhote que ela amamentou em maio de 2010.
Esses dias ela caçou um passarinho pra Preciosa que logo vai parar de mamar (igual a Babi fazia).
E eu mais uma vez senti pena do passarinho, mas fazer o que é o extinto animal que é mais forte que tudo, apesar de toda a ração que colocamos.
Muitas vezes os animais ditos irracionais são muito mais capazes de amar e cuidar do próximo independente do laço sanguíneo do que muitos seres "racionais" que eu infelizmente tive a infelicidade de conhecer ou vejo diariamente na TV e jornais, nas notícias policiais.
Reflitam!!!
*Na foto: Luci e Preciosa

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

São Paulo, FÉRIAS =)


Enfim férias... Nossa, quanto tempo eu estive sonhando e esperando por esse momento... A minha (TPM) Tensão Pré Monografia acabou no dia 03 de Dezembro e depois disso ainda tive que aguardar mais uma semana até encerrar minhas turmas de Inglês e ficar livre, leve e solta pra valer... (por um mês claro, pois TUDO que é bom acaba rápido, mas fico feliz por ter aproveitado cada segundo das minhas preciosas férias em excelente companhia). Mas a verdade é que eu queria FÉRIAS eternas... hahhaha (Aposto que vou reclamar disso quando me aposentar).
Primeira parada: Pindamonhangaba-SP (sempre que pensava em Pindamohangaba me lembrava do Raul Gil, pedindo para as criancinhas repetirem o nome, o que elas não conseguiam fazer com perfeição, dado o grau de dificuldade para criancinhas com menos de 5 anos em pronunciar um nome TÃO grande rsrs). Agora quando penso em Pindamonhangaba me lembro de um montão de coisas e pessoas além do tio Raul... hahahaha
A região de Pindamonhangaba é muito bonita fica no Vale do Paraíba, o que significa MUITO verde e MUITAS serras. Isso foi o que mais gostei na localidade, pois é completamente diferente de Roraima em especial Boa Vista que é bem plana, sem muitas serras ao redor. Pinda tem um clima bem agradável e pode chover tanto quanto na capital do estado, foram 5 dias de chuva com breves intervalos (confesso que nunca tinha visto chover tanto assim... ainda bem que por lá não tem enchente como na capital).
Uma das cachoeiras do Hare Krishna
Um dos lugares mais interessantes, exóticos e inesquecíveis que visitei em Pinda foi o Templo Hare Krishna, Nova Gokula. Um lugar SUPER bonito, entre as serras claro e com muitas cachoeiras de águas cristalinas e refrescantes. E além de tudo você ainda pode buscar a paz interior caso ainda não a tenha encontrado em meio tanta natureza em um dos templos, orando meditando ou cantando Hare Krishna, Hare Hare.
Um dos Templos Indianos Hare Krishna
Segunda parada: Taubaté-SP (Taubaté, nunca teve muita importância na minha vida, tanto que eu nem me importava muito quando ouvia falar, mas isso mudou há um ano mais ou menos). Bom, em Taubaté fui visitar o Sítio do Picapau Amarelo... Ah! Foi tão legal "conhecer" alguns dos personagens que marcaram minha infância. Sim, eu tive infância e fui uma crianças bem feliz. Assisti uma peça teatral sentada em cadeiras de criança (literalmente falando), e apesar de ser "baixinha" ainda fiquei com as pernas um tanto quanto espremidas assistindo a criação do Monteiro Lobato. No sítio tem um parquinho, ao qual eu não fui pois estava lotado... rsrs muitas estátuas dos personagens, um museu que conta a história do criador Monteiro Lobato e uma Jaqueira GIGANTE e linda.
Eu, Pedrinho, Emília, Visconde e Vitor
Ah! E não posso esquecer de citar o Taubaté Shopping, onde eu assisti todos os filmes que já nem deveriam mais estar em cartaz e eu tive a sorte de conseguir assistir (Tropa de Elite 2 e Harry Potter e as Relíquias da Morte, parte 1), assisti também dois lançamentos nacionais.
Uma curiosidade de Taubaté é a quantidade de Espetinhos (bares, onde a especialidade é o famoso espetinho de gato, tradicional ou um pouco mias requintado) que essa cidade abriga e pasmem, todos SEMPRE lotados. Sei lá, talvez faça parte da cultura local fazer todas as reuniões nos espetinhos ou talvez só esteja na moda mesmo. Acho que a segunda opção é a mais viável, pois sabe-se que a "moda"sempre movimenta e atrai um montão de gente que no geral gosta de ser visto e "estar" na moda.
Ainda em Taubaté, visitei o Horto Municipal, ao qual o passeio foi estendido graças a minha incessante busca pela foto perfeita dos patinhos que estavam na lagoa... mas infelizmente não tive sucesso, mas fiz muitas outras fotos bonitinhas claro.
Vitor e eu em uma das fotos bonitinhas tirada no Horto de Taubaté
Terceira Parada: Campos do Jordão, a Jóia do alto da Serra. Campos do Jordão é uma cidade MUITO bonita e charmosa com uma arquitetura que lembra o estilo Europeu pois fica localizado em cima das serras, onde faz frio (até mesmo no verão e eu pude comprovar isso, eu senti frio e até saiu fumacinha da minha boca a noite)... rsrs
Aspen??? rsrs
Passei meu aniversário na cidade em um chalé super aconchegante, cercada pelas hortênsias que eu tanto adoro (na primeira vez que vi as Hortênsias, na minha viagem de 15 anos para Santa Catarina eu lembro que eu disse para minha tia que queria um buquê de Hortênsias no meu casamento, hoje já não sei se ainda quero um buquê de Hortênsias, só sei que continuo apreciando muito essa combinação perfeita entre, flores, serras e chalés). Aliás o caminho para Campos me lembrou MUITO a viagem que fiz de trem para Paranaguá, uma vista inesquecível.
O chalé cercado de Hortênsias onde passei meu aniversário, aquecida por uma laleira na noite de chuva...
Na gastronomia de Campos destaca-se o chocolate (normal) e fondue, o fondue de queijo também é bastante procurado pelos turistas... HUMMM. Fui em uma loja de chocolates em que uma senhora bem de idade e super baixinha me atendeu... não sei se foi toda a simpatia dela ou a deliciosa recepção com chocolates que transformou o local em algo mágico e guloso... rsrs
A cidade é completamente voltada para o turismo, possui excelente sinalização turística e infra-estrutura de acesso e apoio. E assim como todo lugar extremamente turístico tem os preços um tanto quanto elevados para o meu humilde bolso de teacher (já que agora não sou mais acadêmica... por enquanto) =)
Vista do Morro do Elefante, ao qual o acesso é feito por um teleférico.
Ainda em Campos tive um almoço de aniversário deliciosos e muito guloso, trata-se de um pastelão, o famoso pastelão do Maluf (espero receber uma viagem a Campos com tudo pago pela propaganda... quem dera hein). Mas nossa, o pastelão era ÃO mesmo. E como eu e meu companheiro de viagem somos gulosos pedimos 2 pastelões... rsrs :D Confiram:
Pastelão do Maluf
Logo após este satisfatório "almoço"de aniversário tive que me despedir de Campos... muito triste mesmo... E é claro que depois de tanta comida, bateu um soninho... resultado, cochilei durante um trecho da volta e adivinhem: Tinha alguém ao meu lado se divertindo MUITO as minhas custas... rsrs Eu mereço mesmo... mas pra ser BEM sincera, eu adoro tudo isso.
Agora quem quiser também pode rir... rsrs
Quarta parada: São Paulo, capital. Posso dizer que a minha visita a capital foi de extrema sorte (200 dias, não 5 dias rsrs). Bom essa foi a segunda vez que fui a capital, na primeira vez "conheci" apenas as redondezas do hotel onde estive hospedada com os outros 41 bolsistas antes de embarcar para os states. E o mais interessante é que o que me levou até lá na primeira vez foi o que me fez retornar de uma forma ou de outra...
Logo na entrada de São Paulo, tive o desprazer (será que existe essa palavra???) rsrs de sentir o "aroma"do Rio Tietê. Um horror... Outro Rio que vai de mal a pior é o Rio Pinheiros. Eu nunca tinha visto um rio com tanto lixo (claro que também já existem rios poluídos na Amazônia, mas eu realmente nunca tinha visto nada do tipo, e espero não ver também e torço pela recuperação desses rios e principalmente pela conscientização e mudança de atitude da população em geral, se é que isso ainda é possível). Mas diferente do Tietê, o Rio Pinheiros não esta completamente morto, segundo informações que obtive, de vez em quando garças são vistas por lá (se tem garça, supõe-se que tem peixe), além de outros animais que não me lembro o nome. Isso pq o Rio Pinheiros ainda possui a sua margem "original", o tietê tem apenas concreto nos dois lados. Vida no Rio Pinheiros, é incrível isso com tanta poluição, só pode ser mesmo a natureza lutando para sobreviver em tais condições.
Fui conhecer o famoso parque do Ibirapuera, que tem um tamanho relativamente grande se considerada a área verde dentro da capital, quase um milagre naquela selva de concreto. O parque é bem bonito e movimentado, não sei como não acontecem pequenos acidentes, pois de certa forma é uma loucura: gente correndo, adultos e crianças pedalando, mulheres passeando com carrinhos de bebês, cachorros soltos e com guias, patinetes, patins, skates e acho que "só". rs
A minha principal intenção no parque era visitar o planetário e se possível o museu, mas como fui em uma data não muito boa ambos estavam fechados. =( Mas ainda assim o passeio foi bem agradável e divertido (na tentativa de prender o meu cabelo) hahha
Vitor e eu no Parque do Ibirapuera (sim, nós somos fãs do timer da câmera)
Saindo do Ibirapuera passamos no Bairro da Liberdade, um bairro famoso pela influência asiática, almoçamos em um restaurante Japonês e logo em seguida fizemos um tour em uma feirinha de artesanato (onde eu comprei o imã de geladeira que entrou para a história da minha coleção... né Vitor) rsrs
Em uma outra oportunidade em que visitei o bairro da Liberdade em busca de uma panela Japonesa com o Vitor nos deparamos com uma situação não muito agradável no metrô... um garoto de aproximadamente 12 anos se sentou ao lado do Vitor, o menino tinha aparência suspeita (de um pequeno marginal), sei que é errado julgar pelas aparências, mas infelizmente eu não estava equivocada. Isso se confirmou quando um adulto se aproximou do garoto, fez uma espécie de código e o garoto se dirigiu a porta, pegou um objeto não identificado (que eu acredito que era uma arma) colocou na cintura e ambos desembarcaram em "posição" de ataque.
O clima no metrô estava tenso e foi um alívio geral quando ambos desembarcaram. (eu estava super assustada, isso certamente foi o mais próximo que já cheguei em toda minha vida de um assalto ou algo do tipo, espero sinceramente não presenciar mais uma coisa dessas e também não desejo isso a ninguém).
Agora imaginem só, era um garoto, apenas um garoto, mas já tinha todo o poder de fazer muitos adultos se intimidarem... uma pena... e o pior de tudo é que por aí existem muito mais "garotos" na mesma situação, situação de risco, para eles mesmos e para a população em geral.
Logo em seguida visitamos a igreja metropolitana que fica logo ao lado, na Praça da Sé. A igreja é gigantesca e super bonita, mas faz um contraste muito triste com a quantidade de mendigos que ficam na praça da Sé, na escadaria da igreja ou dentro dela. (Eu nunca em toda minha vida tinha visto tantos mendigos juntos em um lugar só, nem mesmo em Fortaleza onde eu achei que tinham muitos). Uma tristeza só. Por coincidência ou não, grande parte da população de mendigos se reuni ali, no marco zero de São Paulo.
Praça da Sé, mendigos e Igreja Metropolitana
Depois da Praça da Sé, visitamos o Museu de Arte de São Paulo, que fica localizado na Avenida Paulista... O dia já tinha sido LONGO... e a chuva estava forte e eu conseqüentemente cansada e molhada. Não consegui aproveitar o museu ao máximo, só pensava em voltar para o apartamento, tomar um banho quente e descansar. Eu bem que tentei no começo, mas realmente não deu. Por isso essa foi a mais breve visita que já fiz a um museu.
Em São Paulo também tive a oportunidade de reencontrar o Rafael (que fez o pré acadêmico em Daytona Beach - FL comigo e outros Brasileiros), também conheci a sua namorada, a Carol.
Então nós (Vitor, Rafael, Carol e eu) saímos na noite paulistana (não pra balada), estávamos em busca de um restaurante ou barzinho legal pra conversar e colocar o papo em dia... mas quem disse que encontramos??? Descobri que a famosa metrópole que "nunca"dorme, dorme sim e dorme cedo, ás 23:00. Quase não acreditei nisso e adivinhem onde fomos comer??? Qual é o lugar que funciona 24 horas em qualquer lugar do mundo??? Sim, lá fomos nós para o McDonald's... o que na verdade foi até engraçado pois eu não gosto de fast food, nem mesmo do famoso McDonald's, mas não havia lugar mais americano para uma sessão de nostalgia com o meu amigo Rafael que dividiu comigo tantos bons momentos e fast food na terra do tio San (onde muitas vezes você se obriga a recorrer ao fast food).
Em Aparecida
E na quinta e última parada fui à Aparecida, visitar este grande templo religioso da Igreja Católica. É óbvio que a Basílica é muito bonita e gigantesca, recebe milhões de fiéis e turistas dado o tamanho do estacionamento e as facilidades de sinalização e também praça de alimentação. Acho que a fé é algo muito importante que cada um de nós deve ter, seja lá em que ou em quem for. Claro que dada a dimensão da Nossa Senhora de Aparecida (padroeira do Brasil), essa Basílica tinha mesmo que ser grande e também muito bem planejada para receber os religiosos e também os turistas. Gostei de tudo, exceto das propagandas dos cruzeiros com uns padres que nem lembro o nome... achei isso muito apelativo acho que essas coisas fazem com que o sentido original da coisa se perca. Parece que no final das contas de uma forma ou de outra "tudo" acaba virando um grande comércio.
*Em resumo, minhas férias foram ótimas, aproveitei cada momento e o melhor de tudo foi descobrir que a distância nem sempre é uma barreira e afasta ou "muda" as pessoas e a relação que desenvolvem entre si.
** Obrigada por terem me acolhido tão bem =)
*** Now MBV you can't say that you miss my pics with my bf... But I can say that I already miss the pics and everything.