segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ensinando Português

Aqui em Daytona Beach conheci o Lorenzo (professor e coordenador da escola de línguas modernas de Daytona State College). Lorenzo fala: espanhol (sua língua nativa-Porto Rico), Inglês, Latin, Francês, Português (ele já morou por algum tempo no Brasil e já fez algumas visitas à minha terrinha, nada como vivenciar a língua para aprender de verdade e isso é o que eu descobri aqui. Quando você vive a língua, a coisa aparentemente menos importante sempre te ensina muito), tem noções de Árabe, Grego, Alemão (e mais alguma outras línguas que não consigo me lembrar no momento).
Eu, quando crescer, quero ser como ele, capaz de me comunicar em muitas línguas, ser capaz de me comunicar com o mundo. Pois como já disse antes, aqui descobri que não há nada mais maravilhoso do que a comunicação, que quebra barreiras e nos mostra a imensidão desse mundo tão colorido e diverso. Eu mesma nunca havia cogitado a hipótese de falar com egípcios, paquistaneses, tucos, indianos e outros... O Inglês me proporcionou isso, mas nada como vc ser capaz de se comunicar com alguém na língua nativa dessa pessoa. Pra chegar aos pés do Lorenzo no que diz respeito as mais variadas línguas, ainda vou ter que comer MUITO arroz e feijão e claro enfiar a cara nos livros... mas se tudo correr como o esperado eu chego lá.

Então, o Lorenzo me convidou para ser tutora da sua turma de Português e eu aceitei o seu convite pois essa seria uma oportunidade de ter ainda mais contato com os Americanos que têm o Inglês como língua nativa, pois isso seria um desafio pra mim pois para ensinar eu tenho que compreendelos e ainda usar meu Inglês para explicações e exemplificações. Dessa forma, eu realmente não pude recusar o convite.
Dar aulas de Português é uma das coisas mais interessantes que tenho vivenciado por aqui, a troca de experiência com os meus alunos é muito valiosa, me dei muito bem com a turma, consegui ganhar o carinho, confiança e amizade deles. Muitas vezes me senti como a professora querida... Sabe quando os alunos levavam maçãs para a professora??? Pois é, ao invés de maçãs eles sempre me traziam chocolates... muito gentil da parte deles. Um dos meus alunos, o Anthony, um típico americano jque já faz parte da melhor idade e é casado com uma brasileira, mas nunca conseguiu aprender de fato a se comunicar em português, um dia me deu até uma camiseta de presente, uma camiseta que ele comprou no Brasil (ciclismo Brasil) isso por que sempre depois das aulas ele me via voltando pra casa na minha bicicleta amarela. rsrs
Eu dava aula de conversação para a turma uma vez por semana durante uma hora e meia, mas após o término do Fall A, meus horários mudaram e agora apenos visito a turma esporádicamente pra matar a saudade dos meus queridos alunos. Espero poder voltar a acompanhá-los no Spring A pelo menos, pois terei um pouco mais de tempo disponível e sempre bom ocupar o nosso tempo fazendo algo que realmente nos dá prazer, alegria e satisfação.
Um abraço para todos da professora Vanessa Waismann... hahahaha

2 comentários:

  1. Esta experiência foi muito boa pra você,e vai te ajudar muito futuramente.Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Hum...Gostei da foto com a arara-canindé(Ara ararauna).Tinha uma dessas e duas vermelhas no meu trabalho, mas já reintroduzimos na natureza.
    Mudando de assunto, SAUDADEEEESSSSS. Vc sabe que não muito bom com esses papos sentimentais, então fico por aqui mesmo. RETIRAR-ME-EI.

    ResponderExcluir